Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 17 de agosto de 2016

Reunião com representantes do Governo do Estado e autoridades municipais discutem crise na saúde de Guajará-Mirim

A procura por soluções para a situação caótica pela qual está passando a Saúde Municipal em todos os âmbitos também fez com que a emoção falasse mais alto que a lógica em dado momento da reunião.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O estado de penúria em que se encontra o sistema de Saúde em Guajará-Mirim foi a temática do encontro entre o Governador do Estado, Confúcio Moura e autoridades da cidade na manhã de terça-feira (16) na sede do Palácio Pérola. A reunião aconteceu logo após a inauguração pelo Governo do Estado, do Barco-Hospital que irá atender os povoados que habitam as margens dos Rios Mamoré e Guaporé. O evento contou com a presença do vice-governador Daniel Pereira, prefeito Dúlcio Mendes, da deputada federal Marinha Raupp, do deputado estadual Só Na Bença, vereadores e secretários municipais.
Durante a troca de impressões e reflexões, a secretária de Saúde de Guajará-Mirim, Sâmia Melgar, relatou os problemas na área da saúde pública que hoje enfrenta a administração municipal, desde a falta de remédios e materiais até a demanda por médicos especialistas. A secretária acentuou que outro gargalo a bloquear a qualidade dos serviços da atenção básica é o inchaço na procura pelo sistema, uma vez que Guajará-Mirim, além da própria cidade, ainda tem que atender demandas dos distritos próximos e também de outras povoações mais populosas como Nova Mamoré, Nova Dimensão e Guayaramerin, na Bolívia.
A procura por soluções para a situação caótica pela qual está passando a Saúde Municipal em todos os âmbitos também fez com que a emoção falasse mais alto que a lógica em dado momento da reunião. Dando a entender que o instante de crise ora vivido, além de ser social e econômico, também é político, num lampejo a Secretaria Sâmia Melgar reclamou da escassez de recursos que hoje flagela o setor da Saúde e apontou que os objetivos positivos da Saúde Pública se amarram na camisa-de-força da burocracia do Estado.
Em resposta, a secretária adjunta da Saúde Estadual, que também participou da reunião, explicou com dados técnicos que o Governo do Estado tem prestado ajuda substancial à prefeitura em forma de recursos no sentido de sanear os problemas na área de Saúde, mas que ainda assim estes problemas parecem se superar e se agravar a cada vez mais, apesar dos estímulos e reforços que se destinam a esta secretaria.
Buscando apaziguar ânimos, o governador Confúcio Moura disse entender que a situação é delicada e que pelo embaraço do problema é que o caso requer estudos e análises técnicas mais minuciosas e duradouras. Explicou ainda o chefe do executivo estadual, que hoje há uma limitação de recursos devido à etapa final de governo das administrações municipais. Ainda assim Confúcio Moura conseguiu espaço para agendar uma reunião com o objetivo de encontrar formas de soluções para esta pendenga na próxima segunda-feira (22) na sede da Secretaria de Saúde do Estado de Rondônia (Sesau) em Porto Velho, com prefeito, secretária de Saúde e representante da Câmara de Guajará-Mirim.
Fonte: Assessoria.

Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: