Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 20 de agosto de 2016

Cine Guarany:A cultura perdida no tempo

Qual o prefeito que terá a coragem e a vontade de ressuscitar o Cine Guarany. Com a palavra o próximo prefeito e o secretário de cultura.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O prédio está abandonado em pleno centro comercial.
O Cine Guarany foi palco de grandes eventos. Nos anos 70 foi o auge dos eventos musicais. Artistas que vinham fazer show em Guajará se apresentavam no local. Festival de bandas musicais, apresentação de shows pela Rádio Educadora, o Ribamar Show aconteceu várias vezes e foi transmitida pelo Rádio. Os filmes ali apresentados, matinês aos domingos a tarde.

O Cine Guarany nos trás muitas lembranças. A primeira namorada, o primeiro beijo, o pegar na mão, a emoção do primeiro filme, os filmes de Tarzan, o filme Dio come ti amo (1966) a emoção de dar o primeiro beijo assistindo o filme com Gigliola Cinquetti, os filmes de Bang Bang à italiana, a praça onde dávamos voltas e voltas “paquerendo” as meninas.

A juventude da época era uma “brasa Mora” e as meninas um “docinho de coco” os bonitos eram chamados de “pão”. Roberto Carlos, Jerry Adriani, Renato e Seus Blues Caps, cabelo grande, calça boca de sino, brilhantina no cabelo, botinha com fivela.

Na praça, em frente ao nosso saudoso Cine Guarany a rapaziada reunia-se para tocar violão. Às quatro da tarde uma parada para o tacacá com pipoca, um croquete com refresco de caju no seu Elage. E a vida seguia. Todos estudavam. Alguns no Simón Bolivar, Colégio Paulo Saldanha, Nossa Senhora do Calvário, Escola Tiradentes. Hoje me vem à tristeza no peito. A cultura de Guajará está resumida aos dois “bois bumbás”. Os dois melhores cinemas da cidade estão “mortos” e enterrados. Ciny Guarany e Cine Melhem. O Cine Guarany tem uma linda história. Ainda da tempo de rever.

Guajará precisa de uma secretaria de cultura, que seja forte e que seu secretário possa ter a cabeça voltada exclusivamente para a cultura do município. Sendo assim a cidade poderá angariar muito mais turistas para apreciarem a cultura que temos. Trabalhar com cultura atrai turista. O turista é quem deixa dividendos para o município. Qual o prefeito que terá a coragem e a vontade de ressuscitar o Cine Guarany. Com a palavra o próximo prefeito e o secretário de cultura.

Autor: Atila Ybanez.

Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: