Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 20 de julho de 2016

Música e preces embalam despedida de Lauro Morhy, ex-reitor da UnB

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aos 76 anos, o professor lutava contra um câncer na próstata há cerca de 10 anos. O corpo foi cremado em Valparaíso.
 Numa despedida cercada por familiares e amigos, foi velado nesta terça-feira (19/7), no cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, o corpo do ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB), Lauro Morhy. Ele foi cremado no Jardim Metropolitano, em Valparaíso (GO). Com a capela cheia, as pessoas precisaram se revezar para prestar as últimas homenagens ao professor. Além de textos religiosos, alguns amigos levaram instrumentos musicais, e diversas canções foram tocadas durante o velório.
 Nascido em Guajará-mirim (RO), Lauro Morhy formou-se em química pela Universidade Federal do Pará. Na década de 1970, ingressou como professor de química da UnB e lecionou, posteriormente, no curso de biologia. Em 2006, foi agraciado com o título de professor emérito da instituição, após quase uma década como reitor.
Morhy ajudou a criar o Programa de Avaliação Seriada (PAS) e a política de cotas para negros e indígenas na UnB. Com a construção do campus em Planaltina, iniciou o processo de expansão da universidade. Também foi um dos responsáveis por consolidar o programa de pós-graduação em biologia celular, sendo o primeiro cientista no Brasil a fazer o sequenciamento completo de uma proteína, ainda nos anos 1980.
Foi presidente da Associação Brasileira de Química e consultor em órgãos federais como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Lauro Morhy, de 76 anos, lutava contra um câncer na próstata há cerca de 10 anos. Era casado com Wilma Morhy há 48 anos. O casal não teve filhos.

Fonte: Metrópoles. 

Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: