Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 1 de julho de 2016

Doação de órgãos: Família de homem morto em acidente doa órgãos e salva vida no Ceará

O setor de estatísticas da Central de Transplantes de Rondônia aponta que entre abril de 2014 a janeiro deste ano foram realizados 120 transplantes de córneas em pacientes de todo o estado. Desse total, 58 foram realizados em 2015.
É de Fortaleza, no Ceará, a pessoa que receberá o fígado doado nesta semana pela família de um jovem de 32 anos, que teve morte encefálica após sofrer acidente de trânsito no último sábado (25), em Porto Velho. A cirurgia para captação dos órgãos foi divulgada na última quarta-feira (29) pela Central de Transplantes do estado. Além do fígado, rins e córneas também foram doados a pacientes em filas de espera.
 A cirurgia para retirada do fígado, rins e córneas do doador foi feita no centro cirúrgico do Hospital João Paulo II pela equipe do médico Alessandro Prudente, coordenador da Central de Transplantes de Rondônia.
O fígado, segundo informação atribuída à Central de Transplantes, foi levado em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para Fortaleza. A expectativa era de que até o final da noite da última quarta-feira (29), o receptor já tivesse recebido o órgão.
Os rins e as córneas, inicialmente, serão destinados a pacientes que estão na lista de espera da Central de Transplantes.

  Doações
O setor de estatísticas da Central de Transplantes de Rondônia aponta que entre abril de 2014 a janeiro deste ano foram realizados 120 transplantes de córneas em pacientes de todo o estado. Desse total, 58 foram realizados em 2015.
Os órgãos foram doados a pacientes de Porto Velho, Vilhena, Cacoal, Ji-Paraná, Jaru, Rolim de Moura, Machadinho do Oeste, Ariquemes, Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Ouro Preto do Oeste. Entraram na lista, também, pessoas dos estados do Mato Grosso, Acre e Amazonas.
A Central de Transplantes de Rondônia recebeu córneas dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Ceará e Paraíba. Todas essas córneas são distribuídas nacionalmente pela Central Nacional de Transplantes via Sistema Informatizado da Lista Única, gerida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Os números poderiam ser ainda maiores. Dados apontam que as recusas familiares ultrapassaram 80%. Este dado quer dizer que a cada 10 famílias entrevistadas, oito recusam doar órgãos de seus entes.

Fonte: G1.
Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: