Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 8 de julho de 2016

Coluna Almanaque - ELEIÇÕES 2016: OS PINGOS NOS IIS

Por Fábio Marques.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por Fábio Marques

Muito oportuna a entrevista levada ao ar através do programa matinal “Falando a Verdade”, da Rádio Rondônia com o juiz eleitoral Paulo Fabrício. Na ocasião o responsável pelo TRE local explicou em linhas gerais como irá funcionar a fiscalização da instituição nestas eleições e dissipou dúvidas a respeito das mudanças nas normativas que regulam as campanhas políticas.
Falando em linguagem simples e ao mesmo tempo didática, o doutor Fabrício clareou tanto aos ouvintes como aos partidos e filiados, questões técnicas atinentes ao processo eletivo, tais como o orçamento da campanha, caixa 2, lei dos fichas-sujas, materiais e serviços utilizáveis na campanha, aspectos relacionados com a opinião pública e critérios para os trabalhos dos veículos de imprensa.
Mostrando que sua bússola também se antena nos atropelos e percalços que a cidade de Guajará-Mirim hoje se engancha em todos os âmbitos setoriais e cujos efeitos se propagam a cada dia mais numa espécie de abalo sísmico contínuo que não acaba nunca, o insigne juiz de direito disse estar assustado com este estado de coisas. Ao dirigir suas palavras finais, como se tivesse tomado por uma espécie de espírito cívico ou devoção cidadã, quase que implorou à população a escolher de forma consciente e com senso crítico os seus candidatos tanto a prefeito como a vereador.
Paulo Fabrício colocou ainda a sede do TRE, localizada ao lado da Câmara Municipal, a disposição da população, partidos e candidatos para qualquer consulta a respeito de dúvidas relativas às obrigações e proibições para as eleições de 2016.
##########

Em outras palavras, o que deu pra entender do discurso do magistrado quanto a questão municipal, é tudo aquilo que a população consciente de seus direitos já está cansada de estar pedindo aos políticos locais. Faz-se necessário e essencial que se defina com precisão os objetivos a alcançar: água, esgotos, vias urbanas, escolas, saúde pública, qualidade de vida.
Não obstante, é preciso também calcular as planilhas de custos para a realização dos objetivos citados a fim de procurar no orçamento estadual, na cooperação federal, no crédito público e no crédito privado os recursos precisos para a consecução dos programas. É preciso também estabelecer as condições necessárias para a atração e fixação de indústrias que desejem usufruir dos incentivos fiscais que Guajará-Mirim oferece. E é preciso reclamar, interpor, protestar e, se possível, espernear pelas urgências nas ações.
Enfim, é preciso elaborar um programa com o objetivo de restituir Guajará-Mirim à condição de cidade.
##########

Encontra-se na cidade meu ilustre amigo Cláudio Matos. Coronel da reserva da Polícia Militar, Matos residiu em Guajará-Mirim nos anos 70 atuando como oficial tenente do Exército Brasileiro. Jogando pelo Marechal, equipe da 6ª Companhia de Fronteira, é considerado por muitos como um dos melhores pontas de lança que já passaram pelos gramados da Cidade Pérola. Todas as vezes que a gente se encontra, uma enorme alegria invade nossos espíritos. E até nossas conversas, quando existem discórdias ou opiniões que divergem, a impressão que acaba ficando é a da procura constante de encontrar a alma um do outro e enxergar tudo o quanto existe de bom e agradável em nossas mentes e corações. Todas as vezes em que a gente se encontra, parece que o universo conspira em prol da amizade entre os homens, da paz e da alegria de viver.

Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: