Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 10 de junho de 2016

Em Guajará, estão abertas 70 vagas para 'Bombeiros Mirins'

Programa existe desde 2003 e atende adolescentes de baixa renda. Inscrições iniciaram na segunda-feira, 6 e vão até o próximo dia 13.
Bombeiros Mirins recebem treinamento durante seis meses em projeto social do Corpo de Bombeiros.

O Corpo de Bombeiros abriu inscrições para 70 vagas destinadas a 13ª turma do Programa Social Bombeiro Mirim em Guajará-Mirim (RO), a 330 quilômetros de Porto Velho. As inscrições começaram na última segunda-feira (6) e encerram no próximo dia 13. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o horário de atendimento aos pais dos candidatos é das 8h às 13h na própria instituição, localizada na BR Engenheiro Isaac Bennesby, no Bairro 10 de Abril.
Para realizar a inscrição são necessárias cópias da certidão de nascimento e declaração escolar do candidato, além do endereço e documento de identidade dos pais. Neste ano, existe um diferencial, pois os pais terão que levar também um comprovante da participação do filho em algum programa social.
O sargento Josimar Bragado, que foi um dos idealizadores do Programa, disse que a ideia surgiu em 2002, mas foi colocada em prática em 2003. Nesses 13 anos já foram atendidos cerca de mil alunos. O objetivo do curso é atender adolescentes de 12 a 14 anos de baixa renda.
"Serão duas turmas de 35 alunos, uma de manhã e outra a tarde. Alguns deles chegam rebeldes, mas ao longo do curso melhoram o comportamento familiar, social e escolar. Eles terão aulas de teoria e prática de várias atividades dos bombeiros, como combate de incêndios, primeiros socorros, prevenção de acidentes, salvamentos aquáticos, terrestre e em altura, sobrevivência, noções de meio ambiente, trânsito e valores de civismo, cidadania, dignidade e respeito ao próximo", explica o sargento.
Bragado informou também que o curso terá início no próximo dia 20 e vai durar seis meses, sendo finalizado em dezembro. A triagem dos candidatos é feita por critérios de baixa renda, notas escolares e exames médicos de rotina.

Bombeiros mirins aprendem sobre primeiros
socorros e cidade.
O aluno que se destaca na tropa e passa em provas internas é promovido a patente de cabo mirim e ganha a possibilidade de permanecer mais um ano no projeto, e caso seja promovido a sargento mirim, pode permanecer até os 17 anos. "Do último curso temos 15 remanescentes, sendo dez cabos e cinco sargentos que vão nos auxiliar com a nova tropa", concluiu.
De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros no município, Atenor Barreto, o projeto existe em Guajará-Mirim, Jaru e Vilhena, com total apoio dos pais. Apesar do conhecimento básico específico que os alunos recebem, eles não participam de ocorrências reais, mas podem auxiliar as guarnições se for necessário.
"Eles recebem parte do treinamento do bombeiro militar, mas não são bombeiros militares. Se for preciso, podem auxiliar de diversas maneiras. É gratificante no final do curso ver a evolução de cada um deles. Neste ano serão 80% das vagas destinadas a participantes de programas sociais, ou seja, dos 70 alunos temos que ter 56 que se encaixem nesse critério. Essa nova medida foi adotada em conjunto com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas)", explicou Atenor.
Em 2015 o Corpo de Bombeiros recebeu 300 inscrições e neste ano a expectativa é de ultrapassar o número. Os selecionados serão comunicados por telefone cinco dias antes do início do curso.

Fonte: G1.
Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: