Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 17 de maio de 2016

Operação prende invasores no Parque Pacaás Novos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Agentes de fiscalização do Parque Nacional de Pacaás Novos, em Rondônia, desbarataram, na semana passada, um grupo de invasores que promovia desmatamento no interior da unidade, na Terra Indígena Uru Eu-Wau-Wau, sobreposta aos limites do parque.
Com a chegada dos fiscais, o grupo conseguiu fugir, embrenhando-se pela mata, mas dois homens foram detidos e levados para a sede da Polícia Federal em Porto Velho (RO). Foram apreendidas, ainda, no local, quatro motocicletas.

A operação foi coordenada pelos servidores Ronilson Vasconcelos e Emilson Tavares e contou com o apoio da Companhia de Operações Especiais (COE) e PE Guajará Mirim/Sedam. “Os danos ambientais foram grandes. O mais grave é que afetaram área duplamente protegida (unidade de conservação e terra indígena), o que exige envolvimento dos vários órgãos do governo no combate a esse tipo de crime”, disse Vasconcelos.

O Parque Nacional de Pacaás Novos é um das mais importantes unidades de conservação da região. Abriga, nos seus 764.801 hectares, importante patrimônio cultural indígena. No interior da unidade, encontram-se índios das tribos Uru-Eu-WauWau e Uru-pa-in.

Neste ano, foram realizadas três operações para coibir a ocupação ilegal de quatro áreas no parque: Grotão, Tera Roxa, Tachi e rio Boa Vista. Essas ações fazem parte da Operação Nacional do Vale do Jamari, que tem o apoio da Coordenação Geral de Proteção (CGPro) e da Coordenação Regional 1 (CR-1), do ICMBio.

Nesta terça-feira (17), ICMBio, Ibama, Funai e outras instituições governamentais vão se reunir em Porto Velho para criar uma força-tarefa de combate aos crimes de grilagem, desmatamento e extração ilegal de madeira nas unidades de conservação e terras indígenas do estado.
Fonte: Comunicação ICMBio.

Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: