Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 2 de maio de 2016

Docente da UNIR publica livro sobre Patrimônio Cultural Imaterial na Amazônia

A docente Luciana Fabiano publicou o livro Desenvolvimento Sustentável na Amazônia - Patrimônio Cultural Imaterial.
Luciana Fabiano.
     A docente Luciana Fabiano, do Departamento Acadêmico de Ciências Sociais e Ambientais (DACSA) Campus de Guajará-Mirim, publicou o livro Desenvolvimento Sustentável na Amazônia - Patrimônio Cultural Imaterial, que destaca as manifestações culturais imateriais comuns à região amazônica, ao estado de Rondônia e mais especificamente ao município de Guajará-Mirim (RO), cidade com 94,20% de seu território composto por áreas de reserva legal e proteção ambiental.
            A obra faz uma associação do turismo moderno materialista em oposição ao turismo sustentável e responsável. O texto primeiramente remete a uma breve retrospectiva da ideia de deslocamento que tenha propiciado o conceito de turismo, para em seguida apresentar o percurso cronológico do turismo desde os tempos das cavernas até os dias atuais.
            A produção teórica converge para a proposta de uma política pública que apresenta como alternativa para o abandono da prática descompromissada do turismo que depreda o meio ambiente, a adoção do modelo apontado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), qual seja, a valorização do Patrimônio Cultural Imaterial (PCI).
da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR),



            A pesquisa está subsidiada pelo filtro teórico do estudo realizado pela OMT em 2012, que defende a valorização do Patrimônio Cultural Imaterial como forma de preservação e conservação do conhecimento acumulado pelas diferentes culturas ao longo da história da humanidade.
            Em suas considerações finais os argumentos apontam para a possibilidade de acompanhar a tendência futurista que preserva a cultura e protege o meio ambiente físico de pequenas localidades amazônicas através da valorização do Patrimônio Cultural Imaterial das mesmas.
            “Nossa sugestão para o desenvolvimento regional de pequenas localidades amazônicas é destacar e valorizar nossas particularidades culturais imateriais. É uma ideia simples adequada ao povo simples que somos e representamos”, afirmou a professora Luciana Fabiano referindo-se à proposta de desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente de que trata o livro.
            Para mais informações, acesse  https://www.editoracrv.com.br/index.php?f=produto_detalhes&pid=31631.

    
Fonte: UNIR.
Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: