Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 14 de abril de 2016

IFRO promove Mostra Cultural Indígena na fronteira

IFRO realizará a I Mostra Cultural Indígena “AWI NA”, no dia 15 de abril.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia realizará a I Mostra Cultural Indígena “AWI NA”, no dia 15 de abril, a partir das 19h, no Campus Guajará-Mirim. O evento tem por objetivo promover a cultura indígena entre os povos fronteiriços através da exposição de atividades culturais entre a comunidade indígena e não indígena, em face do Dia do Índio, celebrado em 19 de abril.
A expressão “Awi Na” é uma saudação indígena que quer dizer: “tudo bem, boa sorte, tudo de bom”. A iniciativa surgiu a partir de uma visita a aldeia Laje Velho, com finalidade de viabilizar um projeto de extensão de língua espanhola para os indígenas. O Campus Guajará-Mirim, atualmente, possui 4 estudantes desta aldeia matriculados no curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Integrado ao Ensino Médio. A mostra visa promover a inclusão social desta comunidade através de um projeto que promova a integração e possa fomentar o respeito às diversidades culturais e a formação de identidades.
Durante o evento estão programadas atividades com a participação da comunidade indígena, dentre elas a narração sociopolítica e relato dos dados históricos da etnia “Oro”, músicas em dialeto indígena, teatro, poesia, mito, rito, lenda, dicas de medicina alternativa, venda de artesanato, maquiagem e tatuagem indígena. O evento também trará outras apresentações como da banda do exército, de grupos artísticos locais com expressões culturais da fronteira, além dos próprios alunos do campus.
Os estudantes do IFRO também estão envolvidos nas etapas de organização e divulgação da Mostra Cultural, que proporcionará a vinda das comunidades indígenas “é importante enfatizar que esta é a primeira vez que os indígenas da aldeia Laje Velho vem a público se apresentar e também assistir a um evento cultural”, ressaltou a chefe do Departamento de Extensão, professora Ágna Maria de Souza Coelho, presidente da comissão organizadora do evento.

Fonte: Assessoria.
Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: