Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 7 de abril de 2016

Família de corujas constrói ninho no centro da cidade e vira atração

Uma família de corujas virou atração no centro de Nova Mamoré. O casal construiu o ninho no canteiro central, entre a Avenida Desidério Domingos Lopes.

Uma família de corujas virou atração no centro de Nova Mamoré. O casal construiu o ninho no canteiro central, entre a Avenida Desidério Domingos Lopes e a BR- Engenheiro Isaac Bennesby, em frente à Praça da Matriz.

As aves são da espécie buraqueira, (coruja-buraqueira ou caburé-do-campo), conhecidas por cavar buracos na terra para se proteger e para depositar os ovos e criar filhotes. A espécie é encontrada em todo o Brasil e se adapta bem nas áreas urbanas.

Segundo os moradores, o casal vive no local desde o ano passado e neste início de 2016, construiu a toca no canteiro central. Os moradores afirmam que há, aproximadamente quarenta dias nasceram quatro filhotes que viraram o xodó dos moradores e dos condutores de veículos que transitavam pela rodovia. “Muitos motoristas paravam para fotografar os filhotes”, disse Maurício Paiva, proprietário de uma lanchonete na Praça da Matriz.

Os filhotes já bastante emplumados ficavam durante muito tempo nas redondezas do buraco e já ensaiavam pequenos vôos. Maria Pinto, proprietária de uma loja nas proximidades, disse que todos estão muito tristes, pois, dois filhotes morreram atropelados, tentando alçar vôo, outro foi morto a pedrada por uma criança e o  quarto filhote foi visto pela última vez, na segunda-feira (04), nas proximidades do ninho. “Ficamos muito tristes com a morte dos filhotes, era uma atração da cidade, todos queriam ver a família de corujas”, lamentou.

Mesmo com a morte dos filhotes, o casal permanece no local. A fêmea dorme todas as noites em um poste nas proximidades do ninho. ”É possível que  o casal volte a usar o buraco no próximo ano. Se isto ocorrer, vamos encontrar uma maneira de proteger os filhotes, para não ocorrer os incidentes que vitimaram esta ninhada”, disse Orlanda Mariano, proprietária de farmácia, e que também lamentou o sumiço dos filhotes.

 Fonte: Portal Mamoré.

Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: