Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 24 de março de 2016

Ação Parlamentar Autonomia da Perícia Criminal Autonomia da Perícia Criminal, uma inovação que deu certo

É uma conquista que acontece, após muito tempo de reivindicação por parte da população do município. Inclusive com protestos nas ruas e sem solução.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Idealizador do projeto que proporcionou a autonomia da Perícia Criminal em Rondônia, o deputado Léo Moraes (PTB) afirmou que tem sido gratificante acompanhar os resultados positivos alcançados através da possibilidade de se oferecer um serviço satisfatório ao cidadão rondoniense.
De acordo com o parlamentar, com a criação da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec), em pouco espaço de tempo a perícia no Estado vem desenvolvendo trabalhos no caminho da melhoria dos serviços públicos e até já implantou um laboratório de informática, que foi essencial para a qualidade da recente Operação Draco.
A Politec, segundo Léo Moraes, vem a cada dia criando condições para tornar realidade o exame de DNA em Rondônia, bem como para pesquisa de álcool, cocaína, maconha em material biológico e papiloscopia a partir de impressões digitais deixadas na cena do crime.
O diretor-geral da Politec, perito criminal Girlei Veloso Marinho, salientou a importância da retomada da realização de exame de fonética forense e grafodocumentoscopia e destacou que, com a recente recuperação do equipamento comparador balístico, a Politec também voltou a realizar os exames de micro comparação balística.
Outro fator importante citou Marinho, foi a reinstalação do núcleo de perícia da Coordenadoria Regional de Jaru que, segundo ele, é uma conquista que acontece, após muito tempo de reivindicação por parte da população do município. Inclusive com protestos nas ruas e sem solução.
“Com a autonomia idealizada pelo deputado Léo Moraes, no dia 1º de outubro de 2015, passou a contar com três peritos criminais, veículo com o grafismo próprio da Politec e móveis e computadores para o desenvolvimento em toda regional”, esclareceu o diretor-geral.
As regionais da Politec compreendem os municípios de Jaru, Machadinho do Oeste, Vale do Anari, Theobroma, Jorge Teixeira e todos os distritos até os limites de Ariquemes e Ji-Paraná.
Léo Moraes ressaltou que a Politec vem desenvolvendo um trabalho socioeducativo com estágios para alunos do Instituto de Educação e Tecnologia (Ifro). De acordo com Girlei Marinho, graças a essa ação, a Politec vem atingindo um alto índice de satisfação dos alunos em razão da tecnologia pericial oferecida e a qualidade dos profissionais da Polícia Técnico-Científica.
“Temos o maior prazer em oferecer o conhecimento necessário a uma boa formação dos nossos futuros profissionais que estão concluindo seu curso técnico no Ifro”, declarou Marinho.
O diretor-geral da Politec informou, ainda, que o órgão também criou seu Conselho Superior de Gestão (Consugespol) para discutir e aplicar o conhecimento no caminho das suas diretrizes como eficiência, inovação, transparência e ética mostrando sua preocupação em caminhar com o Plano Estratégico do governo do Estado de Rondônia.
“E foi por meio deste conselho que foi elaborado o Regimento Interno da Politec”, acrescentou o deputado Léo Moraes.
Fonte: ALE/RO - DECOM - [Juliana Martins]
Foto: Ana Célia

Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: