Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 15 de março de 2016

Alunos do 9° ano realizaram aula campo em Guajará-Mirim

O objeto da aula interdisciplinar de Geografia e Arte é realizar contato visual com o meio geográfico e registrar o espaço e suas modificações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE




 No dia 10 deste mês, os alunos da turma do 9° ano do Centro Educacional Novo Milênio realizaram aula campo nos pontos geográficos da cidade que sofreram com a enchente de 2014. O objeto da aula interdisciplinar de Geografia e Arte é realizar contato visual com o meio geográfico e registrar o espaço e suas modificações, pois através da dinâmica natural que sofre o espaço geográfico é possível compreender a dinâmica ambiental, econômica e social da cidade.
A geografia visual é um importante aliada para construir conceitos, hipóteses e teorias, e indispensável para estruturar o saber teórico dos nossos educandos, com este modelo de educação para o futuro, o registro do presente e sua comparação com o passado, propondo a contextualização da relação do homem com a natureza e espaço vamos construir nossa compreensão de formação territorial, regionalização, lugar, paisagem e espaço geográfico.
O município de Guajará-Mirim apresenta lugares estruturantes para compreender sua dinâmica ambiental e econômica através do estudo de sua paisagem, analisando está proposta com os educandos da turma de 9° ano, decidimos ingressar para o estudo do meio geográfico em parceria com a disciplina de Arte ministrada pela professora Balkis.
Os alunos seguiram a seguinte: Pôr do Sol (Pedras do Laje), observação da paisagem ao lado do Restaurante Rechonchudos (Avenida Beira Rio), Porto dos pescadores, Mirante (Avenida Beira Rio), Museu e Praça EFMM, Mineração Paraná e Cine Guarani.
 
Outro aspecto estudado são as questões ambientais que despontam com grande força na atualidade e incidem imediata e diretamente no trabalho realizado pelos geógrafos e historiadores na pesquisa, no ensino e na apreciação crítica da sociedade brasileira. Um novo questionamento sobre os modos de vida humana e sua reordenação, nesse início de século sugere também a busca de novos métodos e abordagens na investigação geográfica e histórica, na prática docente. As técnicas de fotografia que foram ministradas pela professora Balkis constrói junto com o estudo geográfico a análise da realidade e a construção analisada de forma crítica dos educandos.
O apoio técnico e pedagógico para realização de uma educação de qualidade é essencial para nossos educandos, as diretoras Suellen EreiraBouez e EllénEreira em conjunto com a coordenação pedagógica da escola disponibilizou suporte logístico e apoio necessário para realização desta aula.
 

Autora: Professora Patricia A. Marchi - Leciona disciplina de Geografia.

Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: