Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 8 de fevereiro de 2016

Polícia usa aplicativo de celular na solução de crimes em RO

Polícia Civil começou a utilizar aplicativo desde 23 de dezembro de 2015. Em Guajará, foram recuperadas três motos, após denúncias via celular.
As denúncias feitas pelo whatsapp para a Polícia Civil são sigilosas e não expõem os denunciantes.  (Foto: Junior Freitas/G1)As denúncias feitas pelo whatsapp para a Polícia Civil são sigilosas e não expõem os denunciantes.
"ona mesmo, é bo e muio eficaz", diz Milton Santana, atual delegado regional de Guajará-Mirim (RO), sobre o sistema de denúncias anônimas via WhatsApp, que passou a ser utilizado pela Polícia Civil em todo estado, desde o dia 23 de dezembro de 2015.
Segundo a Polícia Civil, três motos roubadas foram recuperadas na última semana através de denúncias pelo aplicativo. O primeiro veículo foi recuperado na terça-feira (2) e os outros dois na quarta-feira (3).
Ao G1, o delegado comentou sobre o aplicativo como nova ferramenta de combate ao crime. Após 43 dias de uso, ele avaliou de maneira positiva os resultados obtidos. Os agentes receberam cerca de dez denúncias no município e conseguiram elucidar vários crimes com as informações anônimas.
A conta no Whatsapp foi criada com objetivo de oferecer a população uma ferramenta rápida e sigilosa 24 horas por dia para receber informações que possam evitar ou solucionar crimes, pelo número (69) 84187820.
Para o delegado regional de Polícia Civil, Milton Santana, as denúncias feitas por celular tem ajudado muito na solução de crimes. (Foto: Junior Freitas/G1)Para o delegado regional de Polícia Civil, Milton
Santana, as denúncias feitas por celular tem
ajudado muito na solução de crimes.
"A sociedade abraçou a ideia, nos passando muitas informações importantes nas investigações. Tivemos muitos casos solucionados aqui em decorrência do WhatsApp, como furtos de veículos, arrombamento de escolas, arrombamento de residências, receptação. O serviço é 100%", declarou o delegado.
Milton falou também sobre a expectativa de que, cada vez mais, cidadãos passem a usar o aplicativo e que ninguém precisa ter medo de denunciar, porque as informações são anônimas e sigilosas, evitando a exposição de quem está realizando a denúncia.
"A função básica da Polícia Civil é a investigação, mas só é possível com indícios.  O que falta é a divulgação do serviço para que mais cidadãos possam aderir a ele. O nosso objetivo é dar tranquilidade para nossa gente. Não há como expor o cidadão, é completamente seguro, ninguém precisa ter medo, concluiu.
Um funcionário público que prefere não se identificar, contou que fez uma denúncia e em pouco tempo uma equipe de agentes do Serviço de Investigações e Captura (Sevic) foi até o local especificado apurar as informações fornecidas por ele.
"Me surpreendi com a rapidez, foi questão de uma hora apenas. Eles vieram, checaram a situação e constataram que era verdade, algumas horas depois duas pessoas foram presas por receptação de produtos furtados, próximo da minha casa", relatou.
De acordo com a Polícia Civil, além do WhatsApp, as denúncias no município também podem ser feitas através dos números 3541-2424, 197 ou pelo email 197@pc.ro.gov.br. A identidade do comunicante será mantida em sigilo total.
Quem quiser denunciar crimes pode fazer de várias formas utilizando as ferramentas de comunicação da polícia.  (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

Fonte: G1.
Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: