Nova Mamoré

[Nova Mamoré][list]

Geral

[Geral][bsummary]

Últimas Notícias

[recentposts]

Outras Notícias

[randomposts]

Publicações Legais

[AP][twocolumns]
Navegação
Publicado em 12 de fevereiro de 2016

Bloco Resenha na Folia: um brinde ao carnaval

Bloco Resenha na Folia

Nos dias 7 e 9 de fevereiro, domingo e terça-feira de carnaval na Pérola do Mamoré, uma agradável surpresa invadiu as ruas do Bairro Tamandaré e as ruas do centro histórico de Guajará-Mirim: era o Bloco Resenha na Folia, organizado pelas famílias Ruiz e Stenglischer, sob a coordenação do médico Wenceslau Ruiz.
Pelo segundo ano consecutivo o Bloco Resenha na Folia deu o ar de sua graça, saindo pelas ruas da cidade, serpenteando e fazendo a folia de brincantes e admiradores da cultura popular. Aplaudido, o bloco das famílias Ruiz e Stenglischer transbordava alegria por onde passava.
Bloco Resenha na Folia (lado direito: Wenceslau Ruiz)
O cordão carnavalesco do bairro Tamandaré é constituído por fieis foliões seguidores de folguedos carnavalescos tradicionais, de forma que o bloco já nasceu ostentando como característica fundamental e histórica, um conjunto de brincadeiras próprias do carnaval de outras épocas: a espontaneidade; lançar polvilho (maizena) nos brincantes e público, de maneira a lambuzá-los; reunir em um único cordão carnavalesco os amigos e a família amante da cultura do carnaval, dentre outros elementos.
Este conjunto de elementos estéticos que definem a plástica do Bloco Resenha na Folia - que em outras épocas marcavam fortemente antigos cordões carnavalescos tradicionais – classifica o bloco do médico Wenceslau Ruiz como entrudo, um formato de folgança carnavalesca tradicionalíssima, que chegou ao Brasil através dos nossos irmãos portugueses.
Bloco Resenha na Folia: desfila no centro histórico da cidade
O cordão carnavalesco das famílias Ruiz e Stenglischer desfilou pelo centro histórico da cidade, visibilizando e celebrando o nosso conjunto arquitetônico e paisagístico histórico, abandonado, deteriorando e carente de políticas públicas continuadas para preservação desse relevante patrimônio de décadas passadas. 
O desfile do Bloco Resenha na Folia foi muito mais que uma apresentação: tratou-se de um retumbante grito de alerta; uma corajosa manifestação de compromisso e legítimo brinde ao nosso patrimônio cultural material e imaterial, assim como, à cidade e á memória local. Um forte recado de seu presidente, médico Ruiz Wenceslau, pré-candidato para o cargo de prefeito da cidade de Guajará-Mirim.
A cidade precisa, urgentemente, de um chefe para o cargo máximo do executivo municipal, com profundas ligações e compromissos com a nossa cultura, nossa gente e o nosso patrimônio histórico. Parabéns às famílias Ruiz e Stenglischer, aos brincantes e ao Bloco Resenha na Folia. 
Fonte: Ariel Argobe.
Enviar

O Mamoré

Themelet provides the best in market today. We work hard to make the clean, modern and SEO friendly blogger templates.

Comentários: